Cuidar da saúde bucal indo ao dentista periodicamente e mantendo os hábitos de higiene, como escovação três vezes ao dia e uso do fio dental, são cuidados básicos que aplicamos ou pelo menos deveríamos aplicar diariamente. A falta desses cuidados com os dentes pode levar ao desenvolvimento de problemas bucais que, inclusive, são bem comuns hoje em dia.
Um dos problemas bucais mais comuns é a gengivite. Provavelmente você já ouviu falar dela, pois trata-se de uma inflamação que atinge a gengiva. A gengivite se desenvolve por conta do acúmulo de placa bacteriana entre o dente e a gengiva, levando a inflamação do tecido. Os principais sinais dessa inflamação são a vermelhidão na região da gengiva, seguido de inchaço, sensibilidade e sangramento durante a escovação.
Também atingindo a gengiva, o segundo problema bucal mais comum é a retração gengival. Nesse caso, ocorre o deslocamento da borda da gengiva, deixando a raiz do dente exposta. Por conta disso, o indivíduo apresenta sensibilidade e dor ao consumir alimentos gelados.
A periodontite também entra na categoria de problemas bucais mais comuns. Não muito diferente da gengivite, porém mais grave, a periodontite é uma inflamação da gengiva que passa para a estrutura óssea, podendo levar a perda dos dentes. Outro problema bucal bem comum é o bruxismo.
O ato involuntário de ranger os dentes, levando ao desgaste dos mesmos, pode ser causado por estresse ou ansiedade. Já os outros dois problemas bucais mais comuns são o mau hálito e a sensibilidade. Respectivamente causados pelo acúmulo de placa bacteriana ou por doença periodontal, e escovação inadequada, cáries ou gengivite.
Por último, mas não menos importante, a cárie também é um dos problemas bucais mais comuns. Trata-se de uma lesão ocasionada por bactérias devido a má higienização. Mas, apesar de serem problemas bucais bem comuns, não se preocupe, todos eles podem ser prevenidos.
O que fazer para prevenir doenças bucais?
A principal maneira para prevenir esses problemas bucais mais comuns é através da higienização adequada, ou seja, uso do fio dental, escovação dos dentes e da língua e finalizando com enxaguante bucal.
Mas, atenção! Para que a limpeza bucal seja eficaz para prevenir as doenças bucais mais comuns, não basta apenas escovar os dentes, ela deve ser feita da maneira correta. E como seria? Primeiramente, “divida” a sua boca em quatro partes e em seguida faça a escovação de cada uma delas com movimentos leves por, pelo menos, 30 segundos. Lembrando que colocar mais força na escova não faz com que os dentes fiquem mais limpos, mas sim a forma como você faz a higienização.
A quantidade de creme dental também importa. Uma quantidade relativa ao tamanho de uma ervilha já é suficiente para escovar os dentes e prevenir as doenças bucais mais comuns.
O fio dental também precisa ser usado corretamente, afinal ele serve para tirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes, os quais a escova não consegue remover e assim, manter a gengiva saudável. Além desses cuidados básicos, ir ao dentista regularmente é imprescindível. Dessa maneira, fica mais fácil prevenir as doenças bucais mais comuns e manter a saúde bucal em dia.
Saiba mais sobre como cuidar da sua saúde bucal através do nosso blog.