Um sorriso bonito e completo é o desejo de muitas pessoas, por isso a falta de um ou mais dentes pode acabar prejudicando tanto a autoestima do indivíduo. Além dos problemas estéticos, que podem levar a pessoa a desenvolver problemas emocionais e até psicológicos, a falta de um dente também traz prejuízos na fala, mastigação e causa dificuldade no para engolir os alimentos e para fechar a boca.
Diante disso, para solucionar esses problemas causados pela falta de dentes, existem as próteses e os implantes dentários. Eles são usados pelos dentistas para ocupar o espaço vazio presente na boca do paciente. Lembrando que o componente a ser colocado é escolhido pelo próprio profissional de acordo com a necessidade de cada pessoa, mediante avaliação odontológica.
Quando a opção escolhida é a prótese, pode ser alguma das três abaixo.
- Fixa;
- Móvel;
- Silicone.
A primeira delas, ou seja, a prótese fixa, é usada quando o paciente perde poucos dentes. Diferente da prótese móvel, popularmente conhecida como dentadura, que é aconselhável para casos em que a pessoa sofreu a perda de vários dentes. A vantagem dessa prótese é que, como o próprio nome diz, ela é removível, portanto o paciente pode tirá-la para realizar a higienização separadamente.
Dentro da categoria da prótese móvel, ainda existe uma subdivisão. A prótese total removível e a parcial removível. Além de que a total também é classificada em: convencional, overdenture e protocolo.
A convencional é para quem não possui nenhum dente na boca, enquanto que os outros dois tipos precisam de, pelo menos, dois e quatro implantes, respectivamente, para segurar a prótese. Em contrapartida, para colocar a parcial removível, os dentes restantes na boca precisam estar em bom estado, pois servirão de base para a prótese.
Já a prótese de silicone, assim como a prótese total removível convencional, é indicada para casos mais graves em que o indivíduo não tem nenhum dos dentes.
Se tratando do implante dentário, ele também é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes. Visto que possui três tipos:
- Implante unitário;
- Implante com prótese protocolo;
- Implante com prótese overdenture.
Mas então qual a diferença entre prótese e implante dentário?
Prótese ou Implante
De maneira geral, as duas cumprem o mesmo papel de preencher os espaços da boca pela falta de dente, deixando assim, o sorriso mais completo. No entanto, a diferença entre prótese e implante dentário é que a primeira é usada para substituir a coroa, enquanto que o implante traz uma nova raiz por meio de pinos colocados no osso. Por isso é necessário que o paciente tenha uma certa porção de volume ósseo.
Outra diferença entre prótese e implante dentário é com relação ao valor que variam de um para o outro, principalmente no caso da prótese. É por esse motivo que o dentista deve avaliar qual das duas opções é a mais adequada para o paciente.
Se você ainda estiver com dúvidas sobre prótese e implante entre em contato com a gente através do telefone (42) 99947-5009.