O aparelho ortodôntico é visto pela maioria das pessoas como uma ferramenta usada para deixar os dentes alinhados e, consequentemente, o sorriso mais bonito e harmônico. Porém, as funcionalidades do aparelho ortodôntico vão muito além do que simplesmente arrumar a posição dos dentes.
Quando o paciente vai ao dentista como de costume para cuidar da saúde bucal e o especialista avalia que é hora de colocar aparelho dentário, diversos fatores podem estar ligados a essa decisão.
O primeiro e mais comum deles, é por conta de dentes desalinhados. Os quais prejudicam tanto a estética do sorriso, quanto a autoestima da pessoa. Já as outras situações que levam o paciente a colocar aparelho são para melhorar a respiração, a mastigação e a fala, ou ainda arrumar problemas de mordida cruzada – condição em que a pessoa acaba mordendo a bochecha, ocasionando lesões na parte interna da boca.
Além dessas questões, o aparelho dentário também influencia no maxilar e em situações que podem ser desconhecidas para a maioria das pessoas. Ele ajuda a prevenir doenças bucais como cárie e periodontite e além disso melhora as dores de cabeça.
Para que serve o aparelho dentário você já sabe. Ainda ouso dizer que até acabou descobrindo novas funções e benefícios desse tratamento. Mas só existe um único tipo de aparelho? Nos próximos parágrafos eu comento mais sobre, mas o que eu posso te adiantar é que a resposta dessa pergunta é não. Portanto, para que você tenha conhecimento de quais são os modelos de aparelhos dentários que existem, continue a leitura.
Os tipos de aparelho dentário
Como havia dito anteriormente, não há apenas o aparelho dentário fixo que todo mundo conhece, mas sim vários modelos. Então, já pega o papel e a caneta para não perder nada da explicação sobre cada um deles.
Para que fique mais organizado e você não se perca durante a leitura, vou listar cada um deles. Agora chega de enrolação, vamos ao que interessa. Os modelos de aparelhos dentários são divididos em:
1.Fixo metálico;
2.Fixo estético;
3.Autoligado;
4.Lingual;
5.Alinhadores transparentes;
6.Expansor palatino;
7.Móvel;
8.Extrabucal.
O primeiro modelo de aparelho dentário, composto por brackets, borrachinhas, fio metálico e bandas, tem como principal função puxar os dentes para a posição correta deixando-os retos. O mesmo serve para o aparelho fixo estético, a única diferença desse para o segundo modelo é que o bracket é transparente.
Os aparelhos dentários autoligado, lingual e os alinhadores têm, respectivamente, o fio ligado diretamente ao bracket, possuem os mesmos elementos do fixo metálico tradicional, mas colocado na parte interna dos dentes e produzido sob medida, além de ser removível.
O expansor palatino é um modelo de aparelho ortodôntico usado para aumentar o céu da boca e também para corrigir a mordida. Enquanto que o móvel e o extrabucal são utilizados ao final do tratamento ortodôntico para manter a posição correta dos dentes e para que os dentes e os ossos se desenvolvam corretamente.
Cada um desses aparelhos dentários é indicado conforme a necessidade do paciente, mediante o diagnóstico dado pelo dentista. Mas o que todos têm em comum é o resultado, ou seja, um sorriso alinhado.
Se você gostou do que leu até aqui e deseja saber mais sobre odontologia, acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de mais assuntos como esse.