O ramo da odontologia é uma área com diversas especialidades. Dentre elas temos: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, endodontia, estomatologia, implantodontia, odontogeriatria, odontopediatria, ortodontia, periodontia e etc. Conforme consta na Resolução n° 161 do Conselho Federal de Odontologia.
A partir dessas especialidades, as quais o dentista tem a possibilidade de escolher qual deseja se aprimorar, existem algumas que são mais comuns no mercado odontológico. Podemos citar o ramo da ortodontia, implantodontia, periodontia, endodontia, odontopediatria, restaurações e clareamento como os principais.
No caso da endodontia, ela é a especialidade da odontologia responsável por diagnosticar doenças que atingem a parte interna do dente, corrigindo trincas e fraturas. Outro procedimento que o especialista em endodontia realiza no paciente é o tratamento de canal.
Dito isso, quando é necessário fazer o tratamento de canal? É esse o assunto do nosso artigo.
Quando fazer tratamento de canal?
Talvez você esteja se perguntando quando é necessário fazer o tratamento de canal, certo? Vem comigo que é sobre isso que vamos falar agora. Explicando de uma maneira bem direta, o tratamento de canal é indicado quando o indivíduo tem a raiz do dente comprometida. Entretanto, diferentes aspectos podem causar essa lesão.
A primeira delas é quando a pessoa possui cáries profunda. Enquanto que as outras causas que levam ao paciente a fazer tratamento de canal, são relacionadas a quando o dente está quebrado ou trincado e também quando a pessoa reclama ao dentista de estar sentindo muita sensibilidade.
Mas, existem alguns outros sinais que você deve ficar atento para saber se o procedimento será necessário. Por exemplo:
- Se você tem dor de dente;
- O local está inchado;
- A estrutura dental apresenta danos;
- Apresenta traumas na boca.
É importante ressaltar que para realizar o tratamento de canal é necessário que a pessoa apresente mais de um desses sinais e, principalmente, avaliar a situação com o profissional. Mas, se você identificar alguns dos sintomas não pense duas vezes, vá direto ao dentista para fazer o tratamento o quanto antes.
Ficar adiando a visita ao dentista quando há necessidade de um tratamento de canal faz com que o problema se agrave ainda mais. Fazendo com que a necrose do dente forme cistos, ocasione lesões no osso e ainda prejudique os outros dentes.
Cuidados pós operatório
A partir do momento em que o dentista avalia a necessidade de realizar tratamento de canal, o paciente recebe algumas recomendações e orientações do especialista para seguir no pós-operatório.
Evitar alimentos muito duros, ficar em repouso após a cirurgia, tomar todos os remédios prescritos pelo dentista, redobrar os cuidados com a higiene bucal e voltar ao dentista regularmente para fazer acompanhamento após o procedimento.
Como você bem sabe, cuidar da saúde bucal é um hábito imprescindível. Por isso, agende agora mesmo a sua avaliação e tenha o seu sorriso restaurado. E não se preocupe se você ainda estiver com dúvidas sobre quando o tratamento de canal é indicado, é só entrar em contato com a gente através do telefone (42) 99947-5009 que nós iremos te responder tudo. Também não esqueça de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de todos os assuntos da odontologia.