Cuidar da saúde bucal é fundamental para mantermos o nosso sorriso livre de doenças, como a gengivite, cárie e até mesmo o câncer. Nesse caso, conheça os sinais que indicam câncer na boca e saiba como manter uma rotina de hábitos de higiene para evitar que a situação se agrave ou aconteça outras vezes.
Sinais do câncer bucal
O câncer na boca é extremamente perigoso por se tratar de um tumor maligno que pode aparecer na boca, língua, lábios, gengiva e bochecha. Sendo mais frequente em pessoas com mais de 50 anos, o câncer bucal é diagnosticado pelo dentista, mas também pode ser descoberto pelo próprio indivíduo.
Diante disso, alguns dos sinais que indicam câncer na boca são:
- feridas que parecem aftas que demoram para cicatrizar;
- dor em um dente específico e
- mau hálito persistente.
Como os sintomas do câncer na boca aparecem sutilmente, o paciente demora para buscar tratamento. Além disso, os sinais variam conforme o grau da doença, os quais incluem manchas vermelhas ou brancas na gengiva, lábio, garganta ou língua, feridas que não saram e não doem, e irritação na garganta.
Agora, quando o câncer se encontra em um nível avançado, os sinais são diferentes. Nesse caso, o paciente irá apresentar mau hálito persistente, dor ao redor dos dentes, fazendo com que eles caiam, dificuldade para falar, comer e engolir, bem como caroço no pescoço e perda imediata de peso.
Mas como os sintomas se desenvolvem? O câncer de boca pode surgir se a pessoa tem o costume de fumar e beber excessivamente, por exemplo. Entretanto, outros fatores como infecção pelo vírus HPV, alimentação sem minerais e muita exposição ao sol também causam câncer na boca.
Tratamento para câncer na boca
Em vista de todos os sinais que indicam câncer na boca, a melhor maneira de evitar a doença é escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental com flúor, ter uma alimentação saudável, não fumar e se proteger do sol.
Além disso, não esqueça de seguir as recomendações do dentista, pois caso o câncer seja diagnosticado, o tratamento será quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para remover o tumor. Portanto, não deixe de lado todos os cuidados necessários para um sorriso e uma boca saudável.
Saiba mais
Quer saber mais sobre saúde bucal? Confira todas as publicações sobre esse assunto no nosso blog.