Fato é que todo mundo deve fazer acompanhamento odontológico desde criança quando os primeiros dentes aparecem para prevenir problemas bucais e manter a saúde oral, certo. Portanto, com as mulheres grávidas não poderia ser diferente. Apesar de pouco se falar sobre tratamento odontológico para mulheres grávidas, é fundamental as visitas regulares ao dentista durante a gestação.
O tratamento odontológico para mulheres grávidas não é muito comentado, porque o primordial para as futuras mamães é a saúde do bebê. Entretanto, o que muitas não sabem é que a saúde bucal da mulher tem grande influência na gravidez e consequentemente na saúde do bebê.
Dessa maneira, fazer o pré-natal odontológico é primordial para que o bebê nasça saudável e evita que bactérias causadas pela cárie, por exemplo, atinjam a corrente sanguínea e tragam problemas para o feto. Mas afinal de contas, do que se trata esse tratamento odontológico para mulheres grávidas?
O que é o pré-natal odontológico?
Basicamente o pré-natal odontológico é um acompanhamento que as gestantes fazem durante toda a gravidez para saber como cuidar da saúde bucal. Dessa forma, evita-se que doenças bucais se desenvolvam ou se agravem. Além de servir para o dentista orientar a mulher sobre os cuidados durante a amamentação e a saúde bucal do bebê.
Importância do tratamento odontológico para mulheres grávidas
A partir da definição do pré-natal odontológico, já é possível compreender porque ele é importante. Além de cuidar da saúde bucal da futura mamãe, o tratamento odontológico para mulheres grávidas também previne problemas para o bebê.
Mas a sua importância não se resume a isso. É fundamental que a mulher faça esse acompanhamento com um profissional, pois durante a gestação a mulher sofre diversas alterações hormonais que influenciam diretamente na cavidade oral. Assim, a boca da mulher grávida fica mais suscetível ao aparecimento de doenças e infecções, podendo ocorrer sangramentos gengivais.
Diante disso, alguns motivos que definem a importância do tratamento odontológico para mulheres grávidas são cinco:
- gestação saudável e livre de preocupações;
- mais segurança para a futura mãe;
- evita partos prematuros;
- influencia diretamente na saúde do bebê e
- melhora a saúde bucal da mulher grávida.
Esses são os motivos principais do porque mulheres grávidas devem fazer o pré-natal odontológico, pelo menos, a cada três meses durante toda a gravidez. Mas para além disso, é fundamental manter uma rotina de cuidados diariamente. Por isso, redobrar a atenção com os hábitos de higiene bucal e ter uma alimentação balanceada são atitudes que fazem a diferença e ajudam a manter os dentes saudáveis durante a gestação.
Atendimento odontológico
Em vista da importância do pré-natal odontológico, se você está grávida e ainda não fez o acompanhamento com o dentista, marque a sua consulta com um dos nossos profissionais pelo telefone (42) 99947-5009. Não deixe para depois a sua saúde bucal e a do seu bebê.
Ficou interessado no assunto e gostaria de saber mais sobre saúde bucal? Então acesse o nosso blog e confira as nossas publicações para ficar por dentro de tudo que envolve a odontologia.